Skip to content

O Ex-Portugal

01/04/2011

Com as eleições ontem marcadas pelo PR, o cenário político delas emergente desenha-se, na melhor hipótese, similar ao que já existe: fragmentado! Ou seja, o PR invocou ontem, entre outros argumentos (que só convencem a classe política instalada em Lisboa), que o facto dos partidos estarem desavindos era, por si só, motivo para dissolver a AR. Eleições para uma nova fragmentação?! Mais ainda…?! Em suma: estamos a perder tempo!

Uma vez que o vaso partiu ontem, cumpre apenas colar os cacos: “uma situação extraordinária pode criar uma excepção.” (como bem alerta o Constitucionalista Pedro Bacelar de Vasconcelos). Além disso, que o PR emposse um Governo, ao menos, razoável em face dos fragmentos que lhe chegarão às mãos.

Outro aspecto que não pode ser descurado é a nossa banca “junk”. Não bastasse a compra da dívida pública por chineses, as forçosas vendas a capitais estrangeiros das nossas empresas públicas (muitas delas deixadas intactas pela II república [reconheça-se-lhe o mérito nisso]), hipotéticos empréstimos brasileiros e sabe-se mais lá de onde, a nossa banca começa a fragilizar-se e, nesse cenário, o mais provável é ser comprada por forasteiros.

Bom…foram quase mil anos de Portugal? Vamos deixar as coisas ruírem desta forma? Onde estão os nossos símbolos e referências que implodimos com estas sucessivas repúblicas (em especial a I e a III)?

Somos portugueses ou não? Se somos, haverá que dar mais do que um murro na mesa. Se (já) não somos…que fiquem as coisas como estão, no calor dos nossos cantos.

Depois destes últimos 37 anos de Estado “social” e “rendimento mínimo” , não nos admiremos que apareçam movimentos extremistas. A história é cíclica e na França infelizmente…já começou um outro ciclo!

Hoje, em Portugal, e convençam-se mesmo disso, apenas uma Monarquia pode restaurar pacífica e democraticamente Portugal.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: