Skip to content

Participei em interessante debate, rodeado de «Republicanos»

17/10/2010
by
«16 DE OUTUBRO DE 2010

SALÃO NOBRE DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO PORTO

 Mesa Redonda  

Moderador – José Adelino Maltez, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Comentadores das conferências da manhã: Luís Miguel Pestana de Vasconcelos, FDUP, António Lemos Soares, Universidade do Minho, Luís Moutinho, ISCS, Josefina Castro, Escola de Criminologia da FDUP.»

Participei, ontem, nesta interessante «mesa redonda» no Porto, acerca do tema Monarquia/República.

Foi o finalizar de uma manhã, com intervenções de vários palestrantes, nacionais e estrangeiros.  

Apesar de só ter tido 10 minutos para dizer o que pensava, considero a minha intervenção positiva: quer pelo debate que suscitou, de imediato; quer pelo número enorme de assistentes que, no final, me veio cumprimentar e até agradecer, pelo que tinha dito.

 Surpreendeu-me a participação e abertura de espírito dos jovens estudantes presentes, que colocaram questões muito pertinentes à «velha guarda republicana». 

Muito gostaria de agradecer ao republicano de espírito livre e coragem, Sr. Professor Doutor Paulo Ferreira da Cunha, pela habitual simpatia que de novo demonstrou, ao convidar-me para esta sessão académica.  

5 comentários leave one →
  1. macbajul permalink
    17/10/2010 14:44

    CARÍSSIMO ALS
    NÃO ERA DE ESPERAR OUTRA COISA
    PARTINDO DAQUILO QUE TENHO LIDO E OUVIDO A SEU RESPEITO, ESPERO QUE DA PRÓXIMA VEZ LHE SEJA DADO MAIS DE 10 MINUTES.
    JÁ AGORA UMA PERGUNTA a mesa redonda FOI DIFUNDIDA POR ALGUM OCS.
    ORGULHOSO POR SI

  2. António Lemos Soares permalink
    17/10/2010 16:23

    Amigo Macbajul:

    Obrigado pelas suas amáveis palavras; exageradas, sem dúvida, no que se me refere. Sinceramente, não sei responder à sua questão. Havia, de facto, algumas pessoas a tirar fotografias: não lhe consigo dizer se eram de algum jornal, ou da FDUP.

    Cumprimentos amigos: ALS.

  3. Carlos Morgado permalink
    19/10/2010 20:42

    Sou aluno e estive lá. Aquilo não foi uma «mesa redonda», acerca do tema Monarquia/República, aquilo foi sim um ajuntamento do PS e da Maçonaria!

    No passado Sábado o Dr. ALS foi (quase) um homem só no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, mas sempre com a coragem habitual!

    Não sou monárquico, mas não sou contra a instauração de uma monarquia em Portugal. Porém gosto sempre de ouvir Dr. ALS falar. Se está ao meu alcance, procuro dirigir-me às conferências onde expõe as suas ideias e saber. Gosto muito de o ouvir (a RTP, a SIC e a TVi têm de o descobrir). De si ouço sempre a verdade e contra essa não há argumentos. No referido debate, nunca se escudou em artimanhas de oratória ou atraiçoou o seu pensamento monárquico no meio daquela “gente”.

    Como disse não sou monárquico, mas sou português e gosto de sê-lo. Houvessem muitos como o Dr. ALS, que fala tão bem e de conhecimento profundo sobre o nosso País. Todos fossem como o Sr. Dr. e este País estava bem melhor.

    Bem-haja Sr. Dr. ALS!

  4. ALS permalink
    19/10/2010 22:29

    Carlos Morgado:

    Muito obrigado pelas suas simpáticas palavras.

    Esteja onde estiver, habituei-me, desde sempre, a dizer o que penso.
    Odeio o «Politicamente Correcto» e estou-me literalmente «nas tintas», para o que pensam de mim, aqueles que me escutam. Se me não quiserem ouvir, sempre podem sair.

    Quando era aluno da Universidade, participei num colóquio em que se homenageava o Dr. Cunhal. Nesse dia, falei da mesma maneira que me ouviu no Sábado sobre a Revolução de 25/04/74, perante uma plateia enorme de militantes comunistas indignados, que me devem ter rogado umas valentes pragas.

    Cumprimentos amigos: ALS

  5. PPA permalink
    20/10/2010 9:04

    Meu Caro ALS,

    O quanto gostava de ter assistido àquele debate…

    Abraço!

    Post Scriptum: Caro Morgado, comprovo o afirmado pelo nosso ALS quanto ao “confronto” com o Dr. Cunhal. Estava ao lado dele naquele auditório. Nem queira imaginar a cara que o falecido histórico comunista fez para o nosso amigo ALS, após as “difíceis” questões suscitadas. Gelava o gelo!

Deixe uma Resposta

