Skip to content

Perigosas similitudes…

09/09/2010
by

 

Ficheiro:Avô Henrique wiki2.jpg 

Retrato de Paiva Couceiro.

Para mim, a Monarquia foi, em 1910, o bode expiatório de um sistema político que não quis lutar, com as honrosas excepções de D. Carlos e de João Franco, para se manter.

 Um sistema que tinha sido responsável por grandes feitos para Portugal; exemplificados, desde a «Regeneração», na política de fomento dos Regeneradores e na intransigente defesa das Liberdades públicas de Históricos, primeiro e Progressistas depois.

A Monarquia era, sem dúvida, a forma de regime com que o povo (nunca consultado sobre esta questão, até ao dia em que escrevo) se identificava, desde sempre. Por exemplo, em 1910, o Partido Regenerador, apresentou – tarde mais! – o seu primeiro e único programa eleitoral escrito: propunha, por exemplo, a adesão do país ao sufrágio directo e universal, o que viria a ocorrer, como se sabe, apenas, depois de 1974.

Se se tivesse plebiscitado a questão da Monarquia/República nessa altura, como Paiva Couceiro e os seus  companheiros de resistência da Galiza propuseram, a partir 1911 (outra vez tarde mais!), a Monarquia venceria com um resultado superior a 95%.

O que falhou em 1910, não foi a forma de regime político que existia (Monárquica e Constitucional). Se tivesse sido isso, a I.ª República não teria sido a catástrofe que foi, durante 16 penosos anos de perseguição e morte e a II.ª República, não teria tido a mais longa Ditadura a vigorar na Europa, com polícia política, censura prévia, campos de concentração, etc., etc.

O que falhou, infelizmente em 1910, foi mesmo o regime político em que vivíamos: liberal e democrático.

Temo bem que, um destes dias, a III.ª República – de longe, a melhor das três que tivemos-, se afunde em tragédia semelhante, à da Monarquia Constitucional portuguesa.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: