Skip to content

O «Cavaquismo» e o PSD

02/09/2010
by
Imagem ampliada

Cavaco Silva é um obstáculo para o PSD.

Já o é, pelo menos, desde 1987; data da primeira maioria absoluta do Partido e não apenas desde que é presidente da república.

Até 87, o PSD era um Partido «normal».
Tinha uma ideologia (a «Social-Democracia Portuguesa, obviamente não marxista e defendida a pulso durante o PREC); ia a eleições que ganhava e que perdia; lutava pelo seu programa sem temor; estava, desde a sua fundação, ao lado dos sectores mais dinâmicos das vilas e cidades de Portugal; mantinha a sua raiz Social-Cristã e Personalista, herdada dos exemplos maiores de Francisco Sá-Carneiro, Francisco Balsemão e Joaquim Magalhães Mota; era um Partido com milhares de militantes anónimos que, com o seu esfoço e sem nada esperarem do Estado, construiram um Partido único na Europa!

Depois de Cavaco, a política no PSD passou para plano secundário. O betão, a economia e a tecnocracia, tornaram-se as únicas preocupações dos burocratas profissionais do Partido. Considero que as crises que o PSD tem sofrido ciclicamente desde 1995, derivam do desastre político do chamado «cavaquismo». Uma espécie de «neo-fontismo», como bem o designa o Professor José Adelino Maltez, que falhou, como o «fontismo» no século XIX, falhou também.

De todos os líderes que o Partido teve depois de Cavaco, só houve um, que me pareceu poder devolver o PSD, ao seu necessário caminho «Social-Democrata». Marcelo Rebelo de Sousa.

Infelizmente, Marcelo afastou-se e nunca acreditei que Passos Coelho o pudesse fazer.

Quer se queira quer não, Pedro Passos Coelho é ele próprio, um «produto político» do «cavaquismo». Por isso, o obstáculo maior à chegada ao poder encontra-se, de novo, na liderança do PSD.

Concluo: o grande obstáculo à subida ao poder de Passos Coelho, não é Sócrates, não é Cavaco, é mesmo Passos Coelho.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: