Skip to content

Um acto de Génio!

30/04/2010
by

Tive a oportunidade, hoje, de conversar com o meu ilustre amigo PPA, acerca de um dos temas mais polémicos da História de Portugal. A retirada da Família Real Portuguesa, para o Brasil, aquando das invasões francesas.

 Tratou-se de um acto sem precedentes, ou repetições, na História da Humanidade: muitos já foram os Reis que saíram das suas pátrias, sobretudo, em momentos onde perigava a independência das suas nações; nunca, pelo menos que eu saiba, os mais altos cargos da administração de um país soberano, se transferiram, de maneira tão extraordinária, para um território a milhares de quilómetros de distância.

 Esta decisão trouxe, a meu ver, duas consequências fundamentais: permitiu manter o Brasil unido depois da independência; o que se tornou uma feliz originalidade nacional (a América colonizada pelos ingleses dividiu-se, desde logo, nos Estados Unidos e no Canadá; a de influência espanhola cindiu-se em variadíssimos países); foi, como o próprio reconheceu nas suas memórias, o princípio do fim do domínio de Napoleão Bonaparte, da Europa.

 Quando a corte Portuguesa passou às Américas no início do século XIX, não imaginaria, decerto, as consequências extraordinárias, que o seu acto acarretaria para o mundo.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 01/05/2010 0:32

    Caríssimo ALS,

    Mas isto foi no tempo que Portugal era um País, perdão, um Império, “genial”.
    A grande mestria de D. João VI, valeu-nos tanto…que ainda hoje muitos ignorantes não perceberam bem o alcance de tal estratégia.
    Tudo se sintetiza naquilo que me dizias hoje: «De todos os Reis da Europa, o único que me conseguiu enganar foi o de Portugal»: Napoleão I referindo-se a D. João VI.

    Abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: