Skip to content

Rapidamente e em força!

04/02/2010
by

Tenho de ir – sem saber muito bem como nem quando, atulhado que estou em centenas de livros para ler e reler – rapidamente e em força ao cinema.

Não sou, de maneira alguma, um cinéfilo. 

No entanto, recordo com imensa saudade, os tempos de estudante universitário e as idas semanais com os amigos  até uma sala da cidade, ver as fitas que passavam por essa altura.

Vimos grandes filmes e,  sobretudo,  divertimo-nos muito.  Rimo-nos imenso – por vezes dos filmes, outras vezes de nós mesmos – e fomos felizes  sem saber, que é a melhor maneira de ser feliz .      

Como dizia, tenho de ter tempo para ver o «Invictus».  Tenho todas as razões para isso:

Nelson Mandela:  Uma das figuras (com Churchill, De Gaulle e Sá Carneiro)  que mais admiro na história do último século. Um combatente pela liberdade do seu povo que teve a coragem de preferir a Paz – e é preciso ter muita coragem para isso! – a uma qualquer  vingança mesquinha.

Morgan Freeman:  O meu actor preferido;

Rugby:  Depois do Basquetebol,  a  minha modalidade desportiva do coração.  Ainda me arrepio ao ouvir o fantástico «Land of my Fathers»,  hino oficial do País de Gales, cantado por centenas de milhares de orgulhosos  Galeses, antes de defrontarem a arqui-inimiga, Inglaterra.  Obrigado Cordeiro do Vale por tantas tardes de Sábado, a ver o fantástico «Torneio das 5 nações»*.   

Final da Taça do Mundo de 1995:  Tenho de confessar uma coisa. Estive a torcer pela Nova-Zelândia e pelo lendário ponta Jona Lomu. Mesmo assim, percebi o impacto extraordinário que teve  o facto de Mandela vestir a camisola dos «Springbocks».  No tempo do «Apartheid» até o desporto se dividia racialmente.  O Rugby era tradicionalmente só para brancos…!

* – Agora o Torneio é das «6 nações». A Itália só lá está para fazer número.

No comments yet

Deixe uma Resposta

