Skip to content

O 31 de Janeiro de 1891.

31/01/2010
by

Comemoram-se hoje 119 anos da tentativa falhada de implantar a República no Porto no dia 31 de Janeiro de 1891.

Como monárquico que sou, não posso, no entanto, deixar de sublinhar a importância da data e de realçar o valor  demonstrado pelas dezenas ou centenas que sairam à rua nesse dia,  para lutar pelos  ideais que julgavam correctos. Foram patriotas; foram valentes;  lutaram e cairam pela sua causa.

Em 1890  o País assistira, atónito, à famosa ameaça de corte de relações diplomáticas, efectivada pela Grã-Bretanha (que se designa erradamente de «ultimatum» britânico) contra o seu mais velho aliado.

Tudo tinha a ver com um imenso e desconhecido território africano, que ligava Angola a Moçambique,  que a sociedade de Geografia designou com o nome que ficaria na história: «Mapa Cor-de-Rosa».

Portugal reclamava essas Terras; depois de exploradas e ocupadas pelas suas tropas, tal como se havia estipulado na Conferência de Berlim de 1885, que impusera o «direito de ocupação efectiva» como príncipio a seguir na colonização africana.

O Rei D. Carlos tomou a única decisão possível de tomar: cedeu à indevida e ilegal ameaça dirigida ao seu País, pela maior potência militar que o mundo conhecera até à esse momento.

Qualquer Chefe de Estado – Rei ou Presidente – tem que tomar opções que contrariam a sua vontade ou a da opinião pública. Pode até pagar essa impopular decisão com a própria vida, mas tem que ter a coragem de não temer a morte.

Pergunto-me sempre,  como reagiria Portugal se, na actualidade, os Estados-Unidos da América – a actual potência militar hegemónica do planeta- nos fizesse coisa semelhante…!

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: